FIC promoveu Noite Italiana, Música e Dança

A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) promoveu no sábado, 29, a Noite Italiana – Música e Dança, um evento gratuito que teve início com a palestra de Iracema Maria Moser Cani, presidente dos Circolos Trentinos do Brasil. Iracema proferiu a palestra intitulada “Colonização Italiana no Vale do Itajaí”, assunto de grande interesse para a comunidade e descendentes de imigrantes italianos e integrantes do Grupo de Dança Italiana da FIC.Na oportunidade, Iracema também autografou seu livro, “Histórias e Memórias de Rodeio”, lançado em agosto de 2011. O livro retrata a determinação e a coragem no processo da colonização italiana no Vale, destacando temas como: os pioneiros, os primeiros tempos, os desafios, a educação, a cultura.

Às 20h, na segunda parte do evento, apresentou-se o Grupo de Dança Italiana Stella Alpina de Indaial, que, desde 2012, ao retomar suas atividades, firmou parcerias entre Fundação Indaialense de Cultura, Circolo Trentino Di Indaial e Escola Germano Brandes Junior para a nova formação do grupo. É coordenado pela professora da FIC, Samanta Farias da Silva. No repertório apresentou uma coletânea de danças oriundas das regiões da Itália, como: Napoli, Sicília, Trento, entre outras.

Intercalando as Danças Folclóricas e Músicas Italianas, num rico repertório, destacou-se a participação da Orquestra Municipal Prefeito Werner Pabst, sob a regência do Maestro Werner Arnold, com as mais belas canções italianas na voz da musicista Paula Tessarolo, que encantou a todos pela sua postura, interatividade e beleza de voz. Salienta-se ainda a participação de Nilo Ossemer e do corpo da Orquestra, mostrando toda sua versatilidade.

Para encerrar a noite tradicionalista, foi feita distribuição de fatias de pizza e refrigerantes para o público presente.

Fotos: André Giovanella

1 Comment

Leave a reply

Your email address will not be published.

*